menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Eletroscópio eletrônico
(com indicação de polaridade)

Sugestão apresentada por
Walter Bernardo Nunes(UFRGS/BR)
marujo.listas@gmail.com
Adaptado por
Prof. Luiz Ferraz Netto
luizferraz.netto@gmail.com

Introdução
O uso freqüente de um eletroscópio se dá, principalmente, em laboratório (condições adequadas) mas, essa versão é suficientemente sensível para ser usada, sem problemas, em sala de aula (condições adversas).
Essa versão utiliza um único CI (CD4007), além de dois LEDs e mais três resistores comuns, montados numa pequena placa padrão.
O CD 4007, da família CMOS, contém seis transistores, três tipo p-mos e três tipo n-mos, com inclusão de um par inversor. O CI apresenta 14 pinos, terminais DIP. Eis a simbologia, o esquema interno e a pinagem do CI:


Material

1 Circuito Integrado CD4007
1 LED vermelho
1 LED verde
2 resistores 4700 ohms 1/8 Watt (amarelo, violeta, vermelho)
1 resistor  10 Megohms 1/8 Watt (marrom, preto, azul)
1 placa padrão para um circuito integrado
1 clipe para bateria de 9V
1 bateria de 9V
fio e solda para ligações e para a antena.

Montagem

Damos, a seguir, duas ilustrações para orientarem sua montagem:

Como se observa, a soldagem dos poucos componentes é bastante simples, o único detalhe importante é o pino 6 do CI, que deve ser entortado para cima do corpo do componente, onde solda-se um cabinho rígido de fio que será usado como antena.
A blindagem da antena é constituída por uma chapinha metálica ou mesmo um aro feito de fio nu, disposto ao redor da base da antena e servirá para a descarga da antena.

Operação
Após efetuada a ligação com a bateria (quadradinha) de 9 VCC, um dos LEDs deve acender ou mesmo os dois. Pressionando-se com o dedo os pontos de 'blindagem'e 'antena', o LED deve apagar e o aparelho está pronto para uso. Caso ambos os LEDs acendam, ao ser ligada a bateria, é sinal de que a antena deve ser reduzida (mais curta) ou é hora de substituir a bateria.

Aproximando a antena de um fio um LED deve acender acusando a presença de potencial elétrico naquele fio; o mesmo ocorre ao aproximar da antena um objeto eletrizado, caso acenda o LED verde, a carga elétrica em excesso no objeto é negativa, caso seja o LED vermelho, a carga elétrica em excesso é positiva. Excesso de carga positiva não significa que o objeto tenha prótons além do normal e sim que apresenta deficiência de elétrons.

Ocorrendo eletrização da antena, por indução, basta descarregá-la tocando-a com o dedo.

Apreciaria comentários dos 'batutas' que efetuarem tal montagem. Enviem-me fotos e sugestões para aprimoramento da montagem e, em especial, da estabilidade do circuito. Ciência não é matéria 'acabada'; tudo certo, tudo verdadeiro, tudo perfeito é tema de religião. E esta não é minha praia!

Nota: O consulente Walter B. Nunes, que me presenteou com sua sugestão para esse trabalho, está trabalhando numa nova versão desse eletroscópio; vamos aguardar.

Sucesso!

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1