menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Efeito Joule em condutor iônico

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Estudo da corrente elétrica através de condutor iônico; destacar o aquecimento do condutor iônico pela passagem da corrente elétrica; efeito Joule.

Material

Dois parafusos de latão de 1/8" por 2 ou 3 cm de comprimento;
4 porcas de 1/8";
4 arruelas de fibra ou borracha para passar justo os parafusos;
1/2 garrafa PET de 2 litros transparente (corte sem deixar rebarbas);
um soquete para lâmpada incandescente;
lâmpada incandescente 110Vx60W (ou 220Vx60W --- depende de sua localidade) e
cordão de força (plugue com fio paralelo #16).
Extra: Base de madeira ou um piso cerâmico de (15 x 30) cm, com pés de borracha.

Montagem

 Faça dois furos a uns 3 cm da base da 1/2 garrafa de modo a passar bem justo os parafusos; ponha as arruelas por dentro e por fora, em cada parafuso e  as porcas --- antes de apertar definitivamente as porcas, passe as pontas dos fios 16 do cordão de força. Corte um dos fios do cordão de força para interligar o soquete da lâmpada em série. O desenho é bem ilustrativo. O soquete da lâmpada e a 1/2 garrafa podem ser aparafusados numa base de madeira ou num piso cerâmico dotado de pés de borracha (colados). Ao aparafusar a 1/2 garrafa, coloque arruelas de fibra ou borracha para prevenir vazamentos.
Eis as fotos da montagem do autor, as quais participam da Feira de Ciências Virtual:

Procedimento  
Rosqueie uma lâmpada incandescente de 40 ou 60 W no soquete apropriado. Espete o plugue na tomada e verifique que a lâmpada não acende. Coloque água na 1/2 garrafa e observe que, ainda assim a lâmpada não acende. Conclua.
Acrescente à água uma pitada de sal de cozinha e verifique que a lâmpada já começa a brilhar; aumentando-se a quantidade de sal, até certo ponto, o brilho aumenta. Tire o plugue da tomada. Conclua.
Coloque dentro da 1/2 garrafa a solução condutora (água + 1/2 colher de sal de cozinha  ou  água + 1/2 xícara de vinagre  etc.).  Espete o plugue na tomada da rede elétrica.   A corrente elétrica (alternada) vai passar pela solução e o efeito Joule se manifesta (aquecimento) --- é só esperar ferver.
Se tiver demorando muito (mais de 5 minutos), troque a lâmpada por outra de 100W.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1