menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Forças entre condutores paralelos

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Demonstrar a existência de forças de interação entre fios paralelos percorridos por corrente elétrica. 

1. Versão das bobinas
Monte, de início, uma balança de travessão com uma agulha de tricotar, de plástico, dotada de um contra-peso (m). A seguir, construa duas bobinas quadradas, idênticas, com 50 espiras de fio de cobre esmaltado no 24 a 26. 
Uma das bobinas é suspensa à balança de travessão enquanto que, a outra é fixada sobre um toco de madeira.

Ligue cada bobina ao seu circuito (I e II). Use potenciômetros de 0---500 ohms, medidores de fundo de escala 500 mA (de ferro móvel) e pilhas em série ou fonte de tensão ajustável.
Comprove quantitativamente a lei de força entre condutores paralelos percorridos por corrente elétrica.

2. Versão dos fios paralelos

Nessa versão, bem didática, a montagem consiste simplesmente de duas placas plásticas postas num mesmo suporte e fios paralelos estendidos frouxamente entre as duas placas. Os fios são presos em terminais postos nessas placas e as ligações entre eles (série ou paralelo) permitirá a passagem de correntes elétricas em sentidos opostos (associados em série) ou de mesmo sentido (associados em paralelo). A fonte de tensão (3 a 6 VCC) deve ser ligada apenas por breves momentos. As baterias de automóveis são bem indicadas nesses experimentos.

Para demonstrar repulsão entre os fios, as correntes têm que circular em  sentidos opostos. Para fazer isto, coloque uma ligação (feita com dois pinos banana e fio) interligando os dois bornes superiores (os fios ficam em série). Aplique a tensão entre os bornes inferiores. Para demonstrar atração entre os fios, as correntes têm que circular no mesmo  sentido. Isto pode ser feito interligando tanto os bornes superiores como inferiores (ligação em paralelos). Ligue a fonte de tensão por breves momentos.

2. Versão da balança de correntes

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1