menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Atração do núcleo pela bobina
(Aplicações práticas)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Observar a atração e a centralização de núcleos magnéticas no interior das bobinas. Aplicações práticas.

Modelo didático
Num tubo de vidro, de diâmetro 6 mm e comprimento 10 cm, enrole 100 espiras de fio de cobre esmaltado #22 a #26.
O longo prego ou parafuso penetra parcialmente no interior do tubo. Ligando-se essa bobina numa fonte de tensão variável 0 --- 12 VCC, observa-se a atração do prego (ou um cilindro de ferro) para o interior da bobina e lá ele permanecerá, bem no centro do enrolamento. As fechaduras elétricas, por exemplo, funcionam baseadas nesse princípio.

Antigo acendedor de fogão
Os antigos acendedores de fogão a gás, por faíscas, funcionavam segundo esse princípio onde, o próprio núcleo funcionava como interruptor.

No caso, o interior do carretel de enrolamento da bobina é metálico e uma das extremidades do fio está ligado nele. O pino-núcleo faz o papel de interruptor, fechando o circuito por gravidade (por isso o aparelho só funcionava 'de pé'!). Quando o pino encosta na lâmina de apoio, fecha-se o circuito e o campo magnético produzido atrai o pino para o interior da bobina, abrindo o circuito e produzindo uma faísca devido à auto-indução. O pino, agora afastado da lâmina, desce novamente, por gravidade, reiniciando o processo.

Campainha Dim-Dom
As campainhas domésticas tipo dim-dom funcionam sobre esse mesmo lastro técnico. Apertando-se o botão da campainha, fecha-se o circuito; o núcleo de ferro é atraído pela bobina e o martelo de plástico bate na lâmina mais curta B, produzindo o DIM; ao se soltar o botão, a mola retorna o núcleo e este bate na lâmina maior A, produzindo o DOM.

Trimotor (motor de atração com 3 tempos de potência). Esse projeto encontra-se na Sala 22 (Motores em Geral).

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1