menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Modelo de transformador 1
(Modelo didático)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Construir um transformador básico e funcional;ilustrar o princípio de funcionamento dos transformadores; inferir leis empíricas associadas.

Material
Núcleo de ferro de (10 x 2 x 2) cm (maciço ou laminado)
fio de cobre esmaltado #26 a #30 (300 g)
fio de cobre esmaltado #22 ou #24
cordão de força (fios de ligação + plugue)
lâmpada para 6V e seu soquete
base de madeira, fita crepe e papelão duro

Montagem
a) Recorte e coloque duas 'arruelas' quadradas de papelão encaixadas no núcleo de ferro (deixe lapelas na região do furo para melhor fixação dessas arruelas). Enrole duas camadas de fita crepe para prender essas arruelas sobre o núcleo e isolar eletricamente o núcleo do fio a ser enrolado. Coloque uma das arruelas de papelão a 1cm de uma das extremidades do núcleo e a outra a 3cm.

b) Entre essas duas arruelas enrole todo o fio de cobre mais fino (você irá usar cerca de 30 metros de fio) deixando cerca de 15 cm livres nas extremidades (passe essas extremidades em orifícios praticados nas bordas de arruelas de papelão grosso para sua fixação). Às essas extremidades livres ligue os dois fios do cordão de força.

c) Na base de madeira fixe o soquete da lâmpada e dois bornes (pinos bananas fêmeas) ligados aos terminais desse soquete. Coloque a lâmpada de 6V no soquete.

d) Com o fio de cobre mais grosso enrole cerca de 10 espiras na extremidade livre do núcleo (essa extremidade também deve ser protegida com fita crepe); as extremidades desse fio devem ser ligadas aos bornes (ou diretamente no soquete da lâmpada) na base de madeira.

Procedimento
Nessas experimentações, a nível básico, procuremos destacar a lei de Faraday da indução. Ligando o plugue na tomada da rede elétrica domiciliar (não por muito tempo!) constata-se a presença de brilho na lâmpada. Esse brilho aumentará com o aumento do número de espiras do enrolamento secundário (fio enrolado na extremidade livre do núcleo). Recomenda-se leitura sobre os fenômenos de indução eletromagnética.



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1