menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Balança de correntes

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br 

Apresentação
As interações eletromagnéticas entre correntes elétricas e campos magnéticos podem ser exploradas em Trabalhos Escolares e Exposições mediante uma simples balança de corrente. A montagem é bastante simples, como se Ilustra:

Nos sarrafos (4) e (5) encaixe a parte cilíndrica das garras jacaré (solde 1 m de fio em cada garra).

Um dos tubos de alumínio é preso às garras do sarrafo inferior (limpe bem as extremidades do tubo, para um bom contato elétrico). Corte duas tiras de “papel” alumínio, comum em rolos, de largura 1 cm. Limpe as extremidades do outro tubo, enrole neles duas ou três voltas desse “papel” alumínio e passe uma fita adesiva (“durex") para a fixação. As outras extremidades das tiras são presas nas garras jacarés do sarrafo superior.

O circuito elétrico deve conter uma fonte de tensão que mantenha corrente de intensidade cerca de 5 A. Um transformador para filamentos de válvulas (6,3V; 5 A) pode ser usado, aproveitando-se assim da rede domiciliar.

Os fios provenientes das garras jacaré podem ser interligados de modo que as correntes nos tubos tenham mesmo sentido (o que determinará atração entre os tubos) ou sentidos opostos (repulsão), como se ilustra a seguir. 

O uso de uma chave inversora, 2 x 2, como se ilustra, facilita e agiliza a troca dos sentidos das correntes nos tubos. Bússolas e pequenos ímãs colocados próximos aos tubos podem comprovar que a Interação corrente-corrente é magnética.

Através da expressão F = B. i. L são possíveis determinações quantitativas. Não esqueça que L  é o comprimento útil dos tubos, medido entre tiras e entre garras. O desvio d do tubo (móvel) da direção vertical e o comprimento c das tiras permitem, em conjunto com o diagrama de forças, o cálculo de F, como se ilustra a seguir, para correntes de sentidos opostos.  

Essas duas expressões permitem boas determinações quantitativas.  


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1