menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Atividades com Ímãs
(Série A - ATIVIDADE #4 - O 'magnetismo' passa através dos corpos?)

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Se você colocar uma bússola de bolso sobre a palma de sua mão e mover um ímã em baixo da mão, a agulha da bússola gira como se sua mão não estivesse ali. Será interessante tentar vários outros materiais, para ver se o 'magnetismo' passa através deles.
Coloque uma bússola de bolso ou uma de suas agulhas magnéticas da Atividade 3, na posição indicada
pela figura 1. Ponha um livro entre a bússola e o ímã. Mude o ímã de posição e veja se a agulha reage tão prontamente ao ímã, como se o livro não existisse. Experimente com uma placa de vidro, uma tábua ou qualquer outro material que você achar conveniente. O 'magnetismo' atravessa todos eles?

Outra maneira interessante de demonstrar esta transparência magnética de alguns materiais é ilustrada pela figura 2.
Ponha o material a ser testado, um pedaço de papelão, madeira, vidro, etc., sobre um monte de tachinhas (ou limalha de ferro). Encoste o ímã ao papelão, e este, por sua vez, em cima do monte de tachinhas, e levante-o. Será que o ímã suspende tantas tachinhas através do papelão como sem ele? Está claro que, se você usar um objeto muito grosso, de modo que as tachinhas fiquem fora do campo de ação do imã, isto fará uma diferença.

Você pode demonstrar a transparência magnética da água pelo processo ilustrado na figura 3. Arranje uma forma grande e chata, de alumínio (forma de pizza). Coloque 4 copos plásticos sob as extremidades da mesma para que ela fique uns 10 centímetros acima da mesa. Encha de água a forma e ponha a flutuar, uma agulha ou lâmina de barbear imantada. Se você untar o objeto imantado com uma fina camada de vaselina, ele flutuará melhor. Agora segure o ímã em baixo da forma e note os movimentos do objeto flutuante quando você inverte as posições dos pólos do ímã, ao mover o mesmo para cá e para lá. Um barquinho com uma agulha magnética colada em seu casco pode ser movimentado à sua vontade por este processo.

Uma experimentação curiosa é ilustrada pela figura 4. Coloque uma travessa grande com água sobre um ímã em ferradura. Se a água estiver a um nível de, aproximadamente, 5 cm será melhor. Enfie uma agulha de costura imantada numa rolha pequena e chata, o suficiente para que a agulha flutue em posição vertical. Coloque-a na água perto do pólo semelhante e note que a agulha se dirige, fazendo urna curva, para o pólo oposto do ímã. Tente a mesma experimentação começando com a agulha em posições diferentes. Você consegue encontrar posições, a partir das quais a agulha se movimenta em linha reta? Tente a mesma experimentação com um ímã em barra reto em lugar do ímã em U.
Atenção, água não é material magnetizável! Não caia nessa história de memória da água, água magnética e coisas típicas das pseudociências, se não pior, de misticismos.

Parece que alguma propriedade estranha, do ímã, deve passar através da água, para fazer com que a agulha se comporte deste modo. Até os melhores cientistas ficam intrigados com a natureza real desta manifestação. A atividade seguinte, entretanto, ajudará você a compreender melhor o modo de agir do magnetismo e proporcionar-lhe-á novas diversões e alegrias.

Navegando pela Série A
1. Como podemos fazer um ímã usando outro ímã?
2. Como agem os pólos de um ímã?
3. Como construir bússolas magnéticas?
4. O magnetismo passa através dos corpos?
5. Qual a natureza dessa 'força invisível' que cerca um ímã?
6. De que modo a Terra age como um ímã?
7. A Terra imanta os objetos?
8. Algumas demonstrações curiosas com ímãs.
9. Como fabricar ímãs usando uma pilha comum?

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1