menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Atividades com Eletroímãs
(Série B - ATIVIDADE 13 - Como fazer um eletroímã capaz de levantar uma pessoa?)

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Você aprendeu, até agora, com essas Atividades, como são feitos os eletroímãs, porque funcionam e como aumentar sua força portante. Parece-me muito a propósito, agora, tentarmos fazer um ímã muito forte, um que levante todo o seu peso.

Você aprendeu, na Atividade 11, que aumentando o número de voltas, ou aumentando a intensidade da corrente, aumentava-se a força portante do ímã. Nesta Atividade você fará bobinas com um grande número de voltas, e também fará uma corrente elétrica suficientemente forte passar através das bobinas.

Os diagramas representam dois modos de fazer isto. Em ambos os casos sugerimos o ímã em forma de U.

Processo 1 - Arranje, numa oficina de encanador três pedaços de um cano de ferro de 3/4” (2 cm), cada um, com roscas nas duas extremidades Dois dos pedaços devem te cerca de 15 cm de comprimento e o terceiro deve ter 7 cm. Arranje também dois cotovelos e duas flanges que se adaptem a estes canos.
Prenda as flanges aos cano mais compridos e enrole em torno de cada um deles um rolo de 1kg (1 quilograma) de fio de cobre esmaltado ou, se encontrar pelo comércio, fio de campainha, antes de montá-los. Agora monte o aparelho reunindo os canos e ligando os fios (figuras 1 e 2). Arranje uma chapa de ferro para a barra entre as duas flanges; essa peça se chama armadura.

Seu eletroímã está pronto para ser experimentado. Deixe-o suspenso ligando-o a uma corda presa a uma barra apoiada em duas mesas. Pendure outra barra à armadura para colocar os pés. Forneça uma corrente elétrica suficiente para erguer o seu peso. Para isto serão necessárias várias pilhas ou uma bateria automotiva ou ainda uma boa fonte de alimentação de 12 V para uns 8 A.

Processo 2 — Arranje um vergalhão de ferro de construção (1") e dobre em forma de U. Enrole em cada perna do U cerca de 1kg (1 quilograma) de fio de campainha, exatamente como no Processo 1. Pendure o aparelho completo da maneira descrita no processo anterior. Veja se esta tudo enrolado no sentido certo (figura 3).

Seria aconselhável, agora, examinar fotografias que mostrem ímãs capazes de levantar cargas de várias toneladas.

Para Navegar:

10. Como podemos fabricar eletroímãs?
11. Como podemos aumentar a força de um eletroímã?
12. Por que é preciso uma corrente elétrica para fabricar um eletroímã?
13. Como fazer um eletroímã capaz de levantar uma pessoa?

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1