menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Atividades em Comunicações
(Série C - ATIVIDADE 18 - Uma campainha didática, mas que funciona de verdade.)

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Se você construiu a campainha da Atividade 17 e compreendeu o princípio pelo qual ela funciona, você achará esta outra muito fácil de fazer. Quem tiver engenhosidade mecânica poderá, provavelmente, fazê-la simplesmente estudando os diagramas e encontrará meios de aperfeiçoá-la.

Os materiais essenciais são mostrados na figura 2. O leitor engenhoso e esperto que enfrenta um problema deste tipo deve ser capaz de localizar os materiais em outras fontes e mesmo de adaptar materiais diferentes dos sugeridos. Por exemplo, uma cantoneira de ferro e um pequeno parafuso de latão com as porcas, como as que foram usadas na Atividade 17, podem ser usados para a ponta de contato e sua armação. Com referência aos núcleos de ferro para seus eletroímãs, dois parafusos de rosca cilíndrica com cerca de 7cm de comprimento, presos a uma barra horizontal de ferro doce, formariam um núcleo satisfatório para um eletroímã do tipo ferradura.

Para conseguir os parafusos pequenos, necessitados não só para esta atividade, mas também para o uso geral em problemas de montagens científicas, é aconselhável comprar na loja de ferragens uma caixa de parafusos para madeira, sortidos, e outra para ferro, sortidos.

Sem mais instruções, comece a usar sua engenhosidade e iniciativa e construa uma campainha semelhante à do diagrama. Faça as modificações que quiser para aperfeiçoá-la. Como complemento deste estudo, você deve aprender as partes de uma campainha e analisar, também, a construção e o funcionamento de uma campainha comercial comum.

... Atividades da Série C - Comunicações ...
    #14 Qual é a base dos instrumentos telegráficos simples?
    #15 Como montar uma ligação telegráfica bi-lateral?
    #16 Como é construída uma cigarra simples?
    #17 Como é feito e como funciona uma campainha elétrica?
    #18 Uma campainha didática, mas que funciona de verdade.
    #19 Como fazer um modelo de telefone?
    #20 Como usar dois carvões e lápis para fazer um telefone?
    #21 
Dois tipos interessantes de ‘telefones', com caixas de charuto.
    #22 Como funciona o telefone de verdade?
    #23 
Como construir uma linha telefônicas e usá-la nos dois sentidos?

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1