menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Atividades em Comunicações
(Série C - ATIVIDADE 23 - Como construir uma linha telefônicas e usá-la nos dois sentidos?)

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Se vários tipos de telefone foram construídos (por alunos de uma mesma classe, por integrantes de um clube de ciências, por amigos de hobby etc.), seria interessante colocá-los, por exemplo, em cantos opostos da classe e uni-los numa ligação bilateral. Seria mais interessante ter uma linha ligando duas salas. Entretanto, se for uma ligação dentro da classe, as figuras de 1 a 4 fornecerão o plano e detalhes suficientes para executá-la.

Arrume umas quatro pilhas de lanterna e um de seus telefones com receptor sobre uma das mesas e um microfone de carvão sobre outra, se for para uma transmissão unilateral (figura 1). Se você desejar uma transmissão bilateral, acrescente outro telefone com receptor numa extremidade e outro microfone de carvão, transmissor, na outra extremidade, de acordo com o diagrama da figura 2. As figuras 3 e 4 mostram detalhes do projeto.

Para a linha, faça dois suportes em T com placas de madeira com cerca de 5 cm de largura. As peças verticais devem ter cerca de 1 m de comprimento e as barras transversais cerca de 45 cm. Com certa habilidade, esses postes e travessas podem ser feitos com cabos de vassoura. Estes postes podem ser presos à mesa, sem estragá-la, se você usar o processo ilustrado (figura 4) ou usar 'sargentos' para a fixação. Estique um fio de cobre esmaltado, # 16 ou 18, para servir de linha (pode usar 'fio de linha telefônica' comercial; fios trançados) e prenda-o às barras horizontais como mostra o diagrama (figura 3).

O plano de ligação apresentado é o mais simples possível (figura 2). Você verá que a corrente e as pulsações da voz, produzidas por seu telefone de carvão (o da direita, por exemplo), quando você estiver enviando a mensagem, passarão tanto através do fone na extremidade receptora, como através do microfone de carvão, assim como pelo seu próprio fone. A comunicação bilateral funcionará deste modo, mas a corrente será interrompida e não muito forte. Ele poderá funcionar melhor se você conduzir a corrente do seu transmissor diretamente para o fone receptor. Para fazer isso basta dispor de um pedaço de fio (ou uma lâmina flexível) curto-circuitando o microfone do receptor, como está indicado na ilustração, enquanto estiver recebendo a mensagem. Essa lâmina flexível (ou pedaço de fio) funciona como um botão de campainha; você aperta o botão para escutar e solta o botão para falar. Desse modo, você pode perfeitamente substituir aqueles 'pedaços de fio' ou 'lâminas flexíveis' por botões de campainha.

Quando você tiver conseguido construir uma linha e tiver terminado de pôr os dois telefones de sua própria fabricação, prontos para funcionar, você terá realizado uma verdadeira proeza. Quando as primeiras palavras passarem através de sua linha, você sentirá um pouco da emoção que sentiu o grande inventor Bell, quando ouviu as primeiras palavras através de seu instrumento rudimentar.

Com seu estudo, nestas várias experimentações com o telégrafo, cigarras, campainhas e telefones, você deve ter compreendido melhor de que modo o magnetismo e a corrente elétrica têm sido engenhosamente usados como meio de comunicação. Neste estudo não mencionamos nada a respeito das modernas maravilhas do rádio e da televisão. Você se encontrará com eles, mais tarde, provavelmente no Ensino Médio, quando você poderá compreendê-los e apreciá-los melhor.

... Atividades da Série C - Comunicações ...
    #14 Qual é a base dos instrumentos telegráficos simples?
    #15 Como montar uma ligação telegráfica bi-lateral?
    #16 Como é construída uma cigarra simples?
    #17 Como é feito e como funciona uma campainha elétrica?
    #18 Uma campainha didática, mas que funciona de verdade.
    #19 Como fazer um modelo de telefone?
    #20 Como usar dois carvões e lápis para fazer um telefone?
    #21 
Dois tipos interessantes de ‘telefones', com caixas de charuto.
    #22 Como funciona o telefone de verdade?
    #23 
Como construir uma linha telefônicas e usá-la nos dois sentidos?

 

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1