menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Exemplos de movimentos senoidais

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Introdução
No estudo da corrente alternada o conceito de oscilações harmônicas é indispensável. Nessa introdução à Sala de Corrente Alternada apresentamos alguns sistemas que executam oscilações harmônicas simples.

Todos esses modelos constituem exemplos para o início dos estudos dos movimentos oscilatórios; saiba explora-los. Cada um deles, para oscilações de pequenas amplitudes, ou seja, oscilações próximas da posição de equilíbrio, executa movimentos harmônios simples. Para os professores de Física, é particularmente importante usá-los, mostrando as forças restauradoras do tipo elástica que agem a cada instante, fora da posição de equilíbrio. Termine equacionando a resultante delas em função da elongação. O resultado de cada equacionamento justifica o movimento em questão.

Essas demonstrações estão disponíveis na Sala 05 - Dinâmica do MHS. Autor: Luiz Ferraz Netto, no site "www.feiradeciencias.com.br" . Se você encontrar algum site que faça cópia dos trabalhos do autor, com a exclusão dos devidos créditos, favor comunicar para leobarretos@uol.com.br  para que tomemos as providências cabíveis quanto à ética e os direitos autorais. Todos os trabalhos apresentam palavras-chaves ocultas como prova dos direitos já registrados.

Na Sala 03 - Cinemática do MHS, assim como na Sala 05 - Dinâmica do MHS, temos a parte teórica desse assunto importante para o desenvolvimento da Ondulatória e da Corrente Alternada.



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1