menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Força eólica - fonte alternativa

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Introdução
A produção de corrente alternada através de um alternador acionado pelo vento (que é um projeto na região Nordeste do país) pode ser facilmente demonstrada com a seguinte montagem:

A força eólica, numa Feira, pode ser proveniente de um ventilador comercial. Escolha um 'kit' de "dínamo para bicicleta" suficientemente macio para que a hélice de aeromodelo consiga movê-lo sob ação do vento produzido pelo ventilador. Leia sobre essas fontes alternativas de energia elétrica.
No esquema, R são resistores de carvão (comuns), em série com seu respectivo LED.
Se a tensão elétrica fornecida pelo 'dínamo' for de 6V~, R, para cada LED, deve ter valor de 300 ohms.

Apesar do nome errado, "dínamo" de bicicleta não é dínamo e sim, alternador.

Para se obter tensão contínua, usando "dínamo" de bicicleta, deve-se acrescentar em sua saída, uma ponte retificadora (essa ponte incorpora 4 diodos retificadores - retificação em onda-completa) e um capacitor eletrolítico (para filtragem). Veja a ilustração:


Em substituição ao 'dínamo' de bicicleta pode ser usado um motor elétrico de carrinho de brinquedo (que apresenta ímãs como estatores) o qual, nesse caso, passará a funcionar como gerador elétrico. Nesse caso, os resistores R sugeridos na montagem também devem ser substituídos (e por vezes, mesmo eliminados) por valores de menor resistência.



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1