menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Células Solares

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

 

1. Células solares

                                                      Alguns tipos de células solares comerciais.
 
Diversos tipos de células solares (células de silício, de ferro-selênio etc.) estão disponíveis no mercado eletrônico. Células fotovoltaicas convertem diretamente energia luminosa (proveniente de lâmpadas incandescentes ou do Sol) em energia elétrica. Elas dão margem a excelentes experimentos de eletrônica para as Feiras de Ciências. Pode-se usar de amperômetros ou voltômetros para a constatação direta da conversão.

2. Aplicações das células solares

Algumas demonstrações interessantes podem ser feitas a partir de células solares. Iluminadas pelo Sol ou pela luz de uma boa lanterna poderá acionar vários dispositivos, pondo em destaque as várias conversões de energia (luminosa à elétrica à mecânica).

As células solares de silício, encontradas sob vários formatos e tamanhos permitem várias demonstrações de conversão de energia luminosa em energia elétrica e, posteriormente, em outras modalidades de energia. Para uma platéia extensa o helicóptero é o mais indicado.

Nota: Diversas fontes luminosas podem ser usadas para a conversão: lâmpadas de arco de carvão (o arco voltaico produz luz muito intensa), de faróis de automóveis (12V) ou mesmo uma lanterna de 3 ou 4 pilhas. Luzes intensas propiciam melhores efeitos por ficarem mais afastadas das células.


 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1