menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Transmissor de faísca
(Modelos didáticos)

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Utilizar da bobina de Rumkorff ou outro dispositivo produtor de altas tensões e altas freqüências para a irradiação de ondas eletromagnéticas amortecidas. O dispositivo é cópia dos primeiros transmissores de faíscas utilizados para a comunicação mediante ondas eletromagnéticas. Eis o modelo operacional de Hertz:


Apresentamos três projetos:

Projeto 1

Material
Bobina de Rumkorff ou equipamento equivalente; bobina de fio de cobre grosso (80 espiras de fio de cobre esmaltado 16 em forma de PVC de 10 cm de diâmetro); centelhador e antena.

Montagem

Projeto 2

Material
Bobina de Rumkorff, placas de alumínio, esferas de latão e aro de cobre com extremidades em esferas.

Montagem

Projeto 3

Material
Transmissor: bobina de Rumkorff, garrafa de Leiden, esferas de latão, quadro de cobre (A,B,C,D).
Receptor: garrafa de Leiden, lâmpada néon, hastes de cobre (A´B´ e C´D´) e haste deslizante (B´C´).

Montagem

A sintonia (visualizada pelo acendimento da néon), no circuito receptor, é feita pelo deslocamento da haste deslizante B´C´.

Projeto 4

Material
Transformador de alta tensão para néon, capacitor de vidro ou PVC para alta tensão, faiscador, bobina primária de 8 espiras, bobina secundária com 800 espiras, antena.

Montagem

Nota 1: O uso indevido do transmissor de faísca é proibido por lei, pois, o funcionamento dele interfere seriamente com a recepção de programas normais de rádio, TV, etc. Pode ser usado, nas Feiras de Ciências e demonstrações em aula, durante o tempo estritamente necessário para constatar o fenômeno.
[Eis o motivo de não sido por demais detalhista nos projetos acima! - Léo]

Nota 2: Recomendo e estimulo a leitura do livro (ou coleção) "Física na Escola Secundária" de Oswaldo H. Blackwood, Wilmer B. Herron e William C. Kelly (traduções de José Leite Lopes e Jayme Tiomno).
Aliás, o 'dia em que eu for Ministro da Educação' este será o primeiro projeto, "oficializar o uso desta coleção, para o Ensino Médio, a todo território nacional", além de equipar todas as escolas oficiais de um Laboratório Básico de Ciências. Os vestibulares, por exemplo, serão baseados nestes ensinamentos.


 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1