menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Transmissor-Receptor com infravermelho

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br
luizferraz.netto@gmail.com

Esquemas

Comentários
Nos esquemas, todos os resistores têm dissipação de 1/4 W e os capacitores são para tensão de trabalho de 16V.
A seção transmissora deste Tx/Rx infravermelho é notadamente simples mas funciona bem. Os pulsos provenientes do LED infra-vermelho têm freqüência de 160 Hz e seu alcance, com nosso receptor, está entre 4 e 10 m dependendo do transformador de áudio usado e do ajuste do potenciômetro de 100k. Com outros tipos de receptores pode alcançar até cerca de 20 m, sem qualquer lente focalizadora, mas com um alinhamento perfeito entre Tx e Rx. 

Uma dica para quem quiser testar um LED infra vermelho: Aponte o LED para uma câmera de vídeo ou câmera digital ou mesmo uma Webcam e ligue em série com o LED um multímetro na escala X1 (ou uma bateria de 9V com resistor de 330R ou uma de 12V com um resistor de 560R). O LED deverá aparecer aceso branco.
Para ver uma animação em Flash dessa "dica", feita por R. Takata no You Tube, clique AQUI.

A seção receptora usa um foto-transistor para infra-vermelho (BP103B3 ou equivalente) e um emissor infra-vermelho adicional (LD271); este é colocado perto do foto-transistor para proporcionar uma luz de polarização, melhorando assim a sua sensibilidade. O transistor de 'base aberta', como o BP103B3, por exemplo, fica assim mesmo, ele é um foto-transistor, só tem dois terminais, a base dele é óptica.
O potenciômetro de 100k  também afetará a sensibilidade, ao ajustar o devido ponto de operação para o transistor. 
A fonte de alimentação de 12 V deve ser bem regulada para evitar auto-oscilações. O transformador de áudio é um pequeno transformador de saída recuperado de um antigo rádio transistorizado; sua função é acoplar o foto-transistor ao BC237; é um 'casador' de impedâncias.
O relé colocado na saída do receptor poderá comandar 'cargas' compatíveis com seus contatos. A finalidade do projeto todo é "comando à distância por pulsos de luz" --- nada tem a ver com "áudio".

Como sempre, recomendamos aos alunos do ensino médio e iniciantes de eletrônica, que consultem um técnico em eletrônica local para explicar aqueles 'pequenos' detalhes, cujas descrições, tornariam esse texto muito longo (código de cores de resistores, equivalentes dos transistores, diodos etc., código para capacitores, circuito impresso, fonte de alimentação etc.).
Aos mais experientes em eletrônica que, com certeza farão boas modificações neste projeto, apreciaria receber seus comentários para colocá-los à disposição dos demais consulentes; sua experiência é importante para todos!

Bom sucesso!

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1