menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor
  Os copos falantes
 (O som estereofônico didático)

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br
luizferraz.netto@gmail.com 

Objetivo
Converter energia elétrica em energia sonoro, usando da vibração de pequenos motores elétricos. Construir um conjunto estereofônico de pratos e copos falantes didáticos.

Material

montagem 1 - prato-motor-falante

1 prato de isopor (28 cm);
1 bastidor para costura;
1 pequeno motor elétrico;
fio para ligar o motor no rádio portátil.

As fotos descrevem bem a montagem do aparelho; ao fim e ao cabo basta colar o pequeno motor no centro da face traseira do prato; prender o prato no bastidor com fita adesiva (ou esparadrapo) e soldar os dois fios que irão do motor ao terminal de saída (via plugue P2) do rádio (ou outra fonte de áudio). Ligue a fonte de áudio e o prato-motor começa a sua reprodução acústica.

 

montagem 2 - copo-motor-falante

2 copinhos (plástico ou papelão) para água;
2 pequenos motores elétricos;
fio para ligar os copos nos rádios portáteis.

Montagem
Se você dispõe de um antigo fone de ouvido (estéreo) de algum aparelho portátil já em desuso; já teremos 1/3 do caminho andado, pois utilizaremos do conector (pino estéreo P5) e os fios de conexão deste pino aos altos falante do fone de ouvido.

Como se observa abaixo, basta fixar os pequenos motores nas bases dos copos plásticos (fita adesiva ou cola). De cada motor saem dois fios que passam a valer como terminais de um alto falante. Um plugue estéreo permite a ligação desses motores com o rádio.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1