menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Lâmpada Estroboscópica 1

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
Nesse projeto, mostramos um circuito eletrônico simples (sistema inversor), capaz de produzir lampejos periódicos numa lâmpada fluorescente de 15 a 40W.

O componente básico do circulo é um transformador "antigo" usado em rádios à válvula. Esse transformador (facilmente obtido em sucatas de oficinas de rádio e televisão) tem primário para 110V (ou 110/220V) e secundários para 0 - 5V, 0 - 6V e 350 - 0 - 350 V (60mA).

Eis seu esquema :

Transformador para rádio à válvula

Nessa montagem, o enrolamento de 6V será utilizado como primário, o de 5V como enrolamento de realimentação e o de 350-0-350V como secundário de alta-tensão. O enrolamento de 5V deve ser ligado em série e concordância com o de 6V, de modo que, entre os extremos da associação se obtenha 11 V.

O componente principal, responsável pela freqüência das oscilações, é o capacitor C, que pode ter seu valor na faixa de 0,1pf a 100pF x 20V (altas/baixas freqüências).

Para a faixa de baixas freqüências, C é do tipo eletrolítico, caso em que a lâmpada piscará "estroboscopicamente". O potenciômetro de 4K7 ohms (4700 ohms) deverá ser de fio, devido às altas correntes de trabalho. Ele pode ser substituído por um resistor de fio, de 5K x 10W, ajustável. O capacitor em paralelo com a lâmpada fluorescente, devido aos picos de altas-tensões no secundário, deve ter tensão de trabalho acima de 1000V.

Circuito esquemático da lâmpada estroboscópica I

Mais uma vez salientamos o espírito científico nas Feiras de Ciências. Esse circuito (ou outros do gênero) apresentado isoladamente (a menos que seja um projeto inédito em Eletrônica), sem o devido lastro teórico que justifique o seu "porque", dentro do pensamento científico, não obterá mais que 30 pontos de uma comissão julgadora.


Lâmpada estroboscópica I
                                                         Lâmpada de 'ponto' I
Lâmpada estroboscópica II
                                                         Lâmpada de 'ponto' II
Estroboscópio de uso geral

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1