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Lâmpada de "ponto" 2

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
Como já salientamos, o ajuste correto do "ponto" de ignição do motor é fator importantíssimo para o desempenho da máquina. Esse ajuste deve ser feto com o motor em movimento, observando-se a "coincidência" das marcas feitas pelo fabricante, em peças ligadas ao distribuidor.

Esse ajuste deve ser feito com uma luz estroboscópica. Eis nosso novo esquema para tal montagem, usando lâmpada de xenônio.

Nota 1: Os capacitores devem ser de poliéster; não use eletrolíticos. O fio a ser enrolado no cabo de vela (pistão 1) tem um terminal ligado no 'laço' de disparo sobre a lâmpada (indicado na figura) e o outro terminal ligado no 'negativo' da lâmpada.

a) Alimentação em 110 VAC

b) Alimentação em 220 VAC

Circuitos esquemáticos para luz de ponto, com xenônio

Nota 2: Para alguns tipos de lâmpada de xenônio, os capacitores devem ser aumentados para até 2,2pF(250 ou 450V). É conveniente prover a lâmpada com um espelho esférico côncavo (tipo refletor para lâmpada de lanterna).

Aliás, uma lanterna fora de uso, será uma ótima "embalagem" para o dispositivo todo.


Lâmpada estroboscópica I
                                                            Lâmpada de 'ponto' I
Lâmpada estroboscópica II
                                                           Lâmpada de 'ponto' II
Estroboscópio de uso geral

 


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