menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Tempo de Reação

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Introdução
Em aulas de Cinemática, Dinâmica etc. onde apareçam situações nas quais o observador deva cronometrar certos intervalos de tempo, é bom despertar no aluno os erros cometidos pelo ser humano, devido ao seu 'tempo de reação'. 
O ser humano é relativamente lento para desencadear certas ações. Assim, entre o instante real em que um corpo é abandonado e o instante em que o observador aperta o botão do cronômetro para registrar aquele instante real, um bom intervalo de tempo já se passou. Esse intervalo de tempo desperdiçado é o seu tempo de reação. Um modo de se medir esse tempo de reação é a técnica do 'metro' em queda livre.

Material necessário
Uma régua de 50 cm ou uma régua de costura de 1 m.

Procedimento

Um colega de classe (ou o parente A) sustenta a régua, na vertical, segurando-a entre o indicador e o polegar, pelo extremo ''0cm', como se ilustra.
Um outro colega (ou o parente B), com o indicador e o polegar, envolve a régua logo abaixo do ponto de suspensão, sem tocá-la.
Num instante arbitrário, sem aviso prévio, o primeiro colega solta a régua e o segundo deve segurá-la o mais rapidamente possível. 
Com as mãos (dos dois colegas ou dos dois parentes) muito próximas, a operação de segurar será praticamente impossível! Por isso, o segundo colega deverá ir colocando sua mão cada vez mais afastada da do colega que solta a régua. Quanto mais abaixo o segundo colega necessitar colocar a mão para conseguir segurar a régua (tantos cm abaixo do 0cm), maior será seu 'tempo de reação'. 
Os 'centímetros' da régua onde o segundo colega coloca seus dedos entreabertos, medem esse tempo de reação. Repita a operação várias vezes e obtenha o valor médio dos 'tempos de reação'.

Teorizando
A distância que a régua cai, até ser aprisionada, depende do tempo de reação.
Como sabemos, se negligenciarmos o atrito com o ar, um corpo que cai livremente, partindo do repouso, percorre uma distância vertical dada por:

onde d é espaço percorrido na vertical, g a aceleração local da gravidade (9,8 m/s2) e t é o tempo de queda livre.
Dessa expressão, tira-se o tempo de queda ou 'tempo de reação':

Se indicarmos a distância d em centímetros, devemos tomar para g o valor 980 cm/s2 e, assim, o tempo de reação poderá ser calculado por:

Tabelamos abaixo alguns 'tempos de reação', função da distância de queda da régua:

d (cm) 

  t  (s) 
5 0,10
10 0,14
15 0,18
20 0,20
25 0,23
30 0,25

Cálculo do tempo de reação a partir da distância de queda e vice-versa

Digite um dos valores (d ou t) no quadrinho apropriado e clique fora (qualquer local da página) para ver o resultado do outro; para valores decimais, use ponto (.) em lugar de vírgula (,):
 

Distância de queda cm, equivale a um tempo de reação de s
 



 

Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1