menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

AS ESTAÇÕES DO ANO

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

 

Vocês já pensaram por que, a cada ano, ocorrem os períodos de primavera, de verão, de outono e de inverno? Esses períodos ou mudanças sazonais são conhecidos pelo nome de estações do ano. Esse mês (setembro de 2000), por exemplo, é o início do período de primavera aqui no hemisfério Sul.

Cabe agora as seguintes perguntas:

a) O que causa as estações do ano ?
b) No exemplo dado acima
¾ início da primavera ¾ , por que citar ‘no hemisfério sul’, no hemisfério norte não é primavera?.

As respostas requerem uma pequena introdução de astronomia, vamos a ela.

A Terra é uma esfera de 6 373km de raio que gira, ao redor do Sol, numa órbita com forma de elipse. Elipse é uma curva que lembra uma circunferência alongada e, esse movimento ao redor do Sol chama-se movimento de translação.

A Terra tem vários movimentos e, um deles, muito importante, é sua rotação própria.

A Terra gira ao redor de um eixo imaginário que passa pelos dois pólos. Cada volta ao redor de seu eixo demora 24 horas. Você deve estar imaginando: "Puxa! Seria tudo tão simples se a Terra tivesse só rotação ... nada de translação!"

Ainda bem que é só imaginação, pois se fosse assim, a Terra já não mais existiria. A atração do Sol já a teria arrastada para dentro dele!

Bem, já que existem rotação e translação, como juntar os dois movimentos?

Veja estas três figuras:

Na primeira ilustramos o eixo da Terra perpendicular ao plano da órbita, na segunda, inclinado de 15 graus e, na terceira, inclinado de 30 graus.

Que diferença isso faria para nós? 
Muita! Muita mesmo!

Na primeira, todos os dias e noites teriam a mesma duração, 12 horas certinhas para cada um; nada de estações do ano, nada de primavera, verão, outono ou inverno. Cada região teria sua temperatura certa, quente no equador (mais próximo do Sol), ameno nos trópicos e frio perto dos pólos (mais afastado do Sol). Isso, todos os dias, quase tudo igualzinho! Quase, pelo fato da órbita ser uma elipse e não uma circunferência. Quando a Terra estiver passando mais perto do Sol (isso é chamado de periélio), no equador sempre será um pouco mais quente (coisa de 5 oC) que quando estiver passando mais afastada do Sol (isso é chamado de afélio). Esta pequena variação vale também para as demais regiões.

Na segunda e terceira o eixo da Terra está inclinado em relação ao plano da órbita, e isso muda tudo. Com inclinação atual, cujo valor certo não é nem de 15 graus nem de 30 graus e sim de 23 graus e 27 minutos, certas regiões ficam mais de 12 horas recebendo luz e calor enquanto que outras ficam mais de 12 horas no escuro. Os dias e noites não são mais do mesmo tamanho!

Ora, se numa certa região o dia dura só 6 horas e a noite dura 18 horas, é de se esperar que ali fique bem mais frio que numa outra região na qual o dia dura 18 horas e a noite apenas 6 horas. É inverno na primeira região e verão na segunda.

Com o eixo inclinado, é isso que acontece com os dois hemisférios da Terra, um recebe, por dia, mais luz e calor que o outro. Quem não se importa muito com isso tudo é o pessoal da região do equador ¾ é sempre a região mais quente, mais próxima do Sol!

Primavera e outono são apenas estações intermediárias e até tem certos dias que a duração dos "dias" e "noites" são iguais ¾ nesses dias, até parece que o eixo da Terra está perpendicular ao plano da órbita!

Está vendo? Só existem as estações do ano porque o eixo da Terra não é perpendicular ao plano de sua órbita.

 

 

Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1