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Construindo a Ciência
Atividades
Parte 4

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br 

A1- Verdadeiro(V) ou Falso(F)

1.Todas as etapas do trabalho científico se sucedem na mesma ordem.        
2.As necessidades da sociedade influem no trabalho científico.  
3.O progresso científico se realiza de forma contínua e não em saltos.  
4.Em um trabalho científico é necessário realizar medidas das grande-
   zas que intervêm no processo.
 
5.As teorias científicas são aceitas universalmente e não são mais re-
   visadas.
 
6.A comprovação experimental antecede a observação dos fenômenos.  

      Justifique suas respostas. 

A2- Comprove seus conhecimentos

        1. Indique a fase do Método Científico Experimental a que pertence cada uma dessas propostas:

a) Procurar em um dicionário o significado da palavra 'refração'.
b) Contemplar o céu estrelado numa noite de verão.
c) Representar graficamente a velocidade do carro que o transporta, a cada minuto de viagem.
d) Supor que vemos a Lua de noite porque nosso satélite reflete a luz solar.
e) Medir a temperatura na qual 'fervem' vários líquidos.

        2. Complete os espaços em branco correspondentes às fases do Método Científico Experimental:

A3- Análises e Questões

1. Os agricultores têm fama de serem bons observadores e de prever com bastante exatidão o tempo que vai fazer no dia seguinte. Em que se diferencia a observação que fazem os agricultores daquelas realizadas pelos meteorologistas para as previsões do tempo? Você acredita nas 'previsões' do "Homem do Tempo" da TV? Comente.

2. Imagine que se descubra um fenômeno que está em contradição com uma teoria já formulada. Analise se são corretas as seguintes afirmações:

a) O fenômeno há de ser falso, uma vez que não é apoiado pela teoria.
b) Temos que modificar a teoria, porque essa tem que estar de acordo com o fenômeno.
c) Se deve repetir a experiência, talvez por ter sido mal realizada o fenômeno resultou ser falso.

3. Muitos periódicos publicam semanalmente suplementos dedicados à Ciência. Consiga alguns desses suplementos e classifique as notícias que trazem segundo pertençam a Física, Química, Biologia, Geologia ou Medicina. Que conclusões poderá tirar quanto ao número de notícias que aparecem de cada uma dessas ciências?

4. Em uma lagoa existem algas de quatro cores diferentes: vermelhas, amarelas, verdes e marrons, e rãs que se alimentam delas. Se em um momento determinado pudéssemos observar os estômagos de todas as rãs dessa lagoa, como seriam as possíveis misturas de algas que se encontram em seus interiores?

5. Um granjeiro quer investigar se existe alguma relação entre a quantidade de vitamina A  que ele dá para as galinhas e o número de ovos que elas põem. Para isso esse separa as galinhas em vários grupos e passa a alimentá-las com doses (quantidades) diferentes para cada grupo. Supondo que todos os grupos são criados sob mesmas condições de luminosidade, temperatura etc., conteste:

a) O granjeiro está realmente realizando uma experiência científica? Por quê?
b) Como você formularia a hipótese daquilo que se pretende comprovar?
c) Quais são as variáveis controladas e quais são as variáveis dependente e independente?
d) A que conclusão chegaria o granjeiro em função dos distintos resultados que se poderiam colher?

6. A tabela a seguir fornece dados sobre a velocidade de um automóvel em alguns instantes de seu movimento:

Instantes (s)   0 5 10 15 20
Velocidades (km/h)  0   7    14    21    28 

Represente graficamente esses dados e conteste:

a) Que ocorre com o automóvel no instante t = 0 s?
b) Qual é sua velocidade no instante t = 10 s?
c) Como é o gráfico de sua velocidade em função do tempo?
d) Qual a 'equação da velocidade' desse carro?
e) Se o tipo de movimento não variar, qual será a velocidade do automóvel no instante t = 35 s?

7. Ao medir a temperatura de uma determinada massa de água que estamos aquecendo, obtivemos a seguinte tabela:

  tempo 

(min)

0 1 2 3 4 5 8
temperatura 

(oC)

 20   25   30   35   40   45   60 

a) Construa o gráfico cartesiano (temperatura versus tempo), com os dados da tabela, e responda:
b) Qual a expressão matemática que relaciona essas duas grandezas?
c) Qual a unidade da constante de proporcionalidade?

8. A tabela seguinte refere-se ao volume que uma dada massa de gás ocupa em função de sua pressão:

Volume (cm3) 200 160 125 100 50
Pressão (atm)  1,00   1,25    1,60    2,00    4,00 

Represente esses dados graficamente e obtenha a expressão matemática que relaciona as duas grandezas envolvidas.


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