menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Avaliações de condutividades

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br 

Objetivo
Avaliar a condutividade de soluções aquosas salinas, ácidas e alcalinas. Constatar a produção de corrente elétrica nas pilhas de oxidação/redução. Condutividade de sais fundidos. Desenvolver manuseio na montagem de equipamentos simples e reconhecimento de componentes eletrônicos.

Material

1 LED vermelho comum
1 LED verde comum
1 resistor de 100 ohms (100R), 1/2 W
1 resistor de 1000 ohms (1 k), 1/2 W
1 interruptor simples
1 bateria de 9 V (ou fonte de tensão ajustável)
2 pontas de prova (ver texto)
1 m de fio flexível #22 (cabinho 22)

Esquema elétrico da montagem

Montagem e procedimentos
A montagem pode ser feita numa base de madeira de 10 x 10 cm, usando de um conector Sindall de 6 seções, com o que se evitará o uso de soldas. Os eletrodos (pontas de prova) podem ser feitos com lápis preto Nº 4, deixando 1 cm de grafite exposto numa extremidade e 0,5 cm na outra para fixar os fios (preto - , ligado dos LEDs, vermelho +, ligado no interruptor). Estes fios devem ter cerca de 40 cm de comprimento para facilitar o manuseio.

Na foto acima, os dois fios (vermelho e preto) que vão para a bateria devem ser ligados num 'clip' macho próprio para encaixar nos terminais deste tipo de bateria. Ainda na foto acima, reconhecemos bem: os dois LEDs, os dois resistores, o fio branco (jumper) interligando os terminais dos resistores e os dois fios (vermelho e preto) que vão para as pontas de prova (lápis ou fios de cobre rígidos), não mostradas na foto.
Na foto abaixo temos a montagem vista 'por trás'.

O aparelho foi testado com diversas substâncias obtendo-se os resultados esperados. A tabela que segue indica qualitativamente a condutividade do material tendo em conta a luminosidade dos LEDs:

Escala LED vermelho LED verde Condutividade
0 apagado apagado muita fraca
1 pouca luminosidade apagado baixa
2 luminosidade média apagado média
3 brilhante pouca luminosidade elevada
4 muito brilhante luminosidade média muito elevada

Encostando-se as pontas de prova uma na outra, diretamente, o LED vermelho apresentará brilho máximo e LED verde luminosidade acima da média. Esta situação corresponde à condutividade máxima, ideal.

  Bom sucesso!


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1