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Motor Linear didático
(
Motor elétrico 11)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Preparar uma montagem didática para ilustrar o princípio de funcionamento dos motores lineares. Essencialmente, os motores lineares são motores convencionais 'abertos', ou seja, o estator é plano e o 'rotor', também plano, desliza ao longo do estator. Nos modelos práticos, os estatores são constituídos por eletroímãs colocados em linha (milhares deles ao longo dessa linha) e os 'rotores' (são vários deles ao longo da peça móvel), também constituídos por eletroímãs, são fixados sobre a plataforma móvel sobre rodas. O circuito elétrico é montado de tal maneira que os eletroímãs fixos e móveis estão sempre se atraindo.
Nossa montagem didática é mais singela; o estator é constituído por um único eletroímã e o rotor por uma vareta cilíndrica metálica.

Montagem
Este é, como dissemos, um protótipo de um motor linear.  Acionando-se a chave inversora (qualquer lado), a corrente (cerca de 5 A) circula pelo eletroímã (bobina com 500 espiras sobre núcleo de ferro doce) gerando um intenso campo magnético.

Ao mesmo tempo, a mesma corrente (circuito série) passa pelos fios de cobre paralelos (trilhos) e pela pequena haste móvel de latão ou cobre.
O campo produzido pela bobina (e concentrado pelo núcleo de ferro doce) age sobre a corrente que circula pela haste móvel, aplicando nela forças eletromagnéticas (forças de Lorentz) que a fazem rolar para uma das extremidades dos trilhos. Nessa fase invertemos a posição da chave e, como a corrente na haste passa a circular em sentido oposto ao anterior, a haste será forçada a rolar para a outra extremidade dos trilhos, pela ação de novas forças eletromagnéticas.
Invertendo-se periodicamente a chave teremos o movimento da haste para a direita e para a esquerda. Os motores lineares usam dessa técnica, colocando-se milhares de eletroímãs em seqüência.
Os trilhos e a haste devem estar bem limpos. O timmer colocado no circuito, regulado para 1 ou 2 minutos, é para evitar aquecimento excessivo que pode levar á queima da bobina por efeito Joule.



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