menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Motor eletrostático 04
(motor eletrostático de pêndulo)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br 

Introdução
Nesse motor eletrostático com latas de refrigerante, versão da campainha de Franklin, o 'rotor' é um pêndulo. É um motor de alta tensão que age como um sino, com o pêndulo batendo furiosamente ora contra uma lata, ora contra a outra, várias vezes por segundo. Ocasionalmente, uma bela faísca azul salta entre as latas, acrescentando particular interesse para uma demonstração em Feiras de Ciências.

Material
* Duas latas de refrigerante vazias;
* um bastão de plástico ou vidro (serve uma caneta esferográfica);
* um pedaço de linha fina, de costura;
* um pedaço de papel alumínio, da cozinha;
* dois fios conectores com garras jacarés;
* fita adesiva.

Montagem


Visão geral, com fonte de TV

a) Comece removendo as argolas de abertura de ambas as latas; dispense uma delas e guarde a outra.
b) Amarre uma extremidade do fio de linha na argola separada; amarre a outra extremidade do fio no centro do bastão de plástico. Conforme se ilustra na montagem geral acima, essa argola deve ficar suspensa à cerca de 2 cm da mesa.
c) Vire as latas de boca para baixo e as apóie na mesa separadas de 5 a 6 cm.
d) Coloque o bastão sobre as latas e fixe com fita adesiva.
e) Raspe uma pequena região perto da 'base' (para retirar a tinta de cobertura) de ambas as latas, encoste nessas regiões as respectivas garras jacarés e fixe com fita adesiva.
f) Ligue a extremidade livre de um desses fios ('vivo') à folha de papel alumínio fixado na tela do televisor; fixe com fita adesiva.
g) Ligue a extremidade livre do outro fio (terra) a uma janela, ou ao fio terra de sua casa, ou à carcaça de seu computador ou mesmo fique segurando com as mãos.

Eis um visual final da montagem:

Procedimento
Usando da fonte de alta tensão da técnica da TV, basta ligar o aparelho de televisão para que o pêndulo comece a bater. Desligar a TV assim que perceber que a oscilação do pêndulo está ficando lenta, isso dará novo 'impulso' de elétrons para a lata de refrigerante ligada à folha de alumínio; ligar novamente etc.
Nada impede que você coloque o motor sobre o aparelho de TV (a fiação do 'vivo' fica mais curta) ou qualquer monitor antigo com tubo de raios catódicos (TRC).

Revisão do funcionamento
Dentro da TV ou do monitor, uma alta tensão gerada pelo flyback envia elétrons de alta velocidade para a tela (face interna), isso permite formar o quadro luminoso que você observa externamente. O grande condutor que é a folha de alumínio colocada contra a tela funciona como uma das placas de um capacitor (o dielétrico é o vidro da tela). Essa placa se eletriza por indução eletrostática gerando um alto potencial elétrico (mas a corrente disponível para o motor é muito pequena). Como uma lata está ligada a essa placa, ela adquire o mesmo potencial elétrico (negativo). A outra lata está ligada em terra, seu potencial elétrico é zero. Entre as duas latas estabelece-se uma alta diferença de potencial ou tensão elétrica.

Os elétrons em excesso nessa lata eletrizada atrai (por indução eletrostática) a argola-pêndulo e esta, ao tocar na lata adquire parte de sua carga negativa e, como tal, é violentamente repelida e jogada para a outra lata (que é neutra). Ao bater nessa lata-neutra ela transfere seus elétrons em excesso para ela (os quais escoarão para a terra), torna-se neutra e volta a oscilar como um pêndulo. O ciclo se repete.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1