menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

A Astronomia
(Apresentação)

Observatório Phoenix
Perguntas e Dúvidas?

Desde o início dos tempos o homem tem olhado para o céu. Devido à sua dependência dos fenômenos naturais e da sua impotência quanto às intempéries, atribuiu estes elementos às divindades e se limitou a contemplar as maravilhas e a temer os cataclismos.

O céu se tornou a morada dos deuses.

O constante deslocamento das estrelas e as mudanças no clima acabaram por mostrar uma relação do 'céu' com a seca, com as chuvas, com o frio ou calor. O homem ligou uma coisa à outra, e observando o céu ano após ano, pôde prever o que aconteceria em seguida. Observou que após um certo período, o céu começava a mostrar as mesmas estrelas, num ciclo ininterrupto.

Este conhecimento permitiria o planejamento e a reserva de alimentos para as épocas de carência e de abrigo nos períodos de frio, e conseqüentemente, a sobrevivência da humanidade. Quando mediu este período pela primeira vez, contando o número de dias de cada ciclo, criou o primeiro calendário. Desligando-se dos deuses e das lendas, fez a primeira medição "científica" do período de translação da Terra.

Foi neste momento que nasceu a Astronomia.

Tentando compreender o universo que nos cerca, este trabalho continua até hoje, acumulando conhecimento e tecnologia. Cada nova descoberta nos permite entender mais claramente o mundo que vivemos e tentar responder as perguntas básicas da humanidade:

De onde viemos? Para onde vamos?

A astronomia é uma das ciências mais abrangentes, onde todas as outras se tornam ferramentas de pesquisa, sejam elas matemáticas, físicas, químicas ou biológicas. Além disso, é uma ciência onde o campo de estudo está aberto para todos os que se dispuserem a investir um pouco de tempo. Basta olhar para cima.

Cada astrônomo tem assim um campo de trabalho que é compartilhado com todos os outros, onde o limite é a criatividade e a inteligência do homem.

Seja bem vindo.


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1