menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Apontador equatorial

Observatório Phoenix
Dúvidas e Perguntas?

Objetivo
Construir um dispositivo para localizar ou determinar a posição de astros usando as coordenadas equatoriais e servir de apoio prático no ensino deste sistema de coordenadas.

Apontador equatorial

Material necessário:

Peças de madeira:
- disco de (100 x 10) mm, diâmetro interno 40 mm
- disco de (70 x 10) mm, diâmetro interno 30 mm
- mancal de madeira de (40 x 40 x 52) mm
- eixo polar de (82 x 20) mm
- mancal de (120 x 30 x 30) mm
- eixo de declinação de (137 x 15 x 20) mm

hardware:
- chapa de alumínio de (30 x 170 x 2) mm (1/16")
- 1 parafuso de (5 x 50) mm (3/16" x 2") com porca borboleta
- 120 mm de tubo de alumínio de 10 mm de diâmetro para o visor
- 2 escalas graduadas impressas em papel
- laminado adesivo transparente tipo "Contact"
- arame de aço para os ponteiros
- cola

Detalhes das peças de madeira

Montagem
Torneie os discos de madeira para suporte das escalas na medidas indicadas. Use uma madeira dura para os mancais e os eixos. Fure o bloco de (40 x 40 x 52) mm no sentido do comprimento e torneie 12 mm da parte externa para receber o disco horário (100 mm). Este disco deve girar com alguma interferência sobre o mancal. Este movimento será necessário para acerto da hora sideral. Faça um furo de 5 mm de diâmetro, a 15 mm da outra extremidade para a instalação do parafuso do suporte. Torneie o eixo polar e faça uma ranhura de 5 mm para passagem deste parafuso.
Faça o mancal do eixo de declinação usando um pedaço de madeira de (120 x 30 x 30) mm. Torneie 10 mm da parte externa para receber o disco menor. Este disco será depois colado no mancal. Faça um furo de 20 mm no centro da parte quadrada e monte o eixo polar com cola branca. Faça um furo longitudinal de 12 mm de diâmetro para receber o eixo de declinação.
Usando a peça de (137 x 15 x 20) mm, torneie o eixo de declinação. A parte redonda deve ficar com 117 mm e deve girar suavemente quando montada no mancal. No centro da parte quadrada, faça um furo de 10 mm, bem no esquadro, para receber o tubo de alumínio do visor. Na outra extremidade, faça um furo de 1 mm, no mesmo sentido, para montagem do ponteiro, deixando uma pequena folga para montagem de uma arruela.
No centro da chapa de alumínio faça um furo de 6 mm. Fure com uma broca de 5 mm, a 15 mm das bordas nas duas extremidades e arredonde os cantos. Usando uma morsa, dobre a chapa em forma de U de (65 x 40 x 65) mm.
Monte o eixo polar e a chapa no mancal usando o parafuso de 5 mm e a porca borboleta.
Imprima as escalas graduadas (de preferência em uma impressora laser). Lembre-se de ajustar a escala para 1:1. Recorte e cole com cola branca sobre os discos de madeira.
Usando pedaços de arame de aço, faça e instale os ponteiros.
Para fazer o visor, corte o tubo e lixe as rebarbas. Um pedaço de tubo de antena de TV serve perfeitamente. Finalmente, cole o tubo de visada com cola forte (araldite) no furo do eixo de declinação.

Procedimento

Orientação do instrumento

Instale o apontador em um tripé de máquina fotográfica ou outro dispositivo qualquer que permita o nivelamento. Use um fio de prumo para conferir. Mantendo o eixo de declinação nivelado, ajuste o indicador de declinação no ângulo da latitude local, por exemplo: 20º Sul (consulte um mapa).

Orientação do instrumento

Solte a porca borboleta e o parafuso e gire o mancal do eixo polar até que o tubo visor fique perfeitamente a prumo. Trave o conjunto.
Usando uma bússola, marque o Norte magnético. Desconte a declinação magnética local e encontre o Norte Verdadeiro (NV) (veja Apontador Altazimutal nesta seção). Alinhe o conjunto no sentido Norte-Sul. O eixo polar estará apontado para o pólo celeste. Obtenha a hora sideral e ajuste o circulo horário com o indicador de hora sideral. Você está pronto para localizar qualquer astro a partir da a Ascensão Reta (AR) e da declinação (d), coordenadas utilizadas por todos os mapas celestes
.

12-nov-2003

Voltar


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1