menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Gnomon equatorial
Escala inclinada latitudinal

Dúvidas e Perguntas?

Considerações
Este relógio tem características muito interessantes. Como o gnomon fica apontado para o equador e o mostrador é inclinado no mesmo ângulo da latitude local, ele é perfeitamente simétrico e as linhas das horas são retas paralelas, de fácil traçagem. Somente a sombra da ponta do gnomon é usada como referência.
Ele é um dos mais adequados às latitudes tropicais, como é o caso do Brasil, e atende com dimensões razoáveis, à faixa das 7 às 17 horas. Quando a latitude local é muito grande, maior que 30 ~ 40 graus, mais horas são perdidas em cada extremidade do mostrador e o Sol chega a iluminar o relógio por trás.

Gnomon equatorial com inclinação do mostrador igual à latitude local

Os dois ramos da hipérbole que indicam os solstícios são simétricos e a linha reta que marca os equinócios está exatamente sobre o eixo de simetria.
O traçado do mostrador pode ser feita:
- graficamente, no papel e depois transferida para o local;
- praticamente, marcando-se os pontos projetados pelo Sol nas datas corretas ou;
- matematicamente, calculando-se os pontos de intersecção do cone de projeções da ponta do gnomon sobre a superfície do mostrador.
A maneira mais simples é o método gráfico. Supondo o gnomon com um comprimento modular unitário, podemos traçar todos os parâmetros, já que estarão na escala correta, independente da latitude onde será instalado.

Traçagem do mostrador para um gnomon unitário

O cálculo matemático é fácil, já que o afastamento da linha do meio-dia é igual à tangente do ângulo horário multiplicada pelo tamanho do gnomon. As linhas dos solstícios são calculadas para cada hora, considerando o ângulo máximo de deslocamento do Sol (23,5 graus) para o Norte ou para o Sul.

Dimensões do mostrador para um gnomon unitário

Material necessário

- Haste de metal ou madeira para o gnomon com um comprimento modular unitário "u".
- Peça de madeira, metal ou rocha para o mostrador com as dimensões mínimas de 3,36 "u" x 7,46 "u".
- giz de cera ou tinta para a traçado do 'mostrador'.

Nota: Para exemplificar --- se você construir o gnomon com comprimento de '50 cm', o "u" acima valerá 50 cm e então a peça de madeira terá dimensões mínimas: 3,36 . 50 cm x 7,46 . 50 cm , ou seja, 168 cm x 373 cm.

Normalmente estes relógios são construídos em mármore ou granito e as linhas são cinzeladas sobre a superfície. As áreas não cobertas pelo mostrador são ideais para desenhar o gráfico da equação do tempo, coordenadas geodésicas, ou referências comemorativas.

Montagem
Faça um furo no centro do mostrador (cruzamento da linha dos equinócios com a linha das 12 horas) e fixe o gnomon. Escolha o local para o relógio e instale a placa do mostrador com a linha dos equinócios orientada no sentido Leste-Oeste com uma inclinação igual à da latitude local (paralelo ao eixo da Terra).

26-set-2004

Voltar

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1