menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Astronomia - FAQ - 19

Marcelo Moura - Observatório Phoenix
Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]

Pergunta:

- Como ensinar meus alunos a identificar os planetas no céu?

Resposta:

- Quando observado através de um telescópio, os planetas aparecem como um pequeno disco, mas para distinguí-los a olho nu é mais complicado.
Existem quatro maneiras básicas:

1- Os planetas cintilam menos que as estrelas devido ao seu tamanho. Como todos os planetas visíveis têm muito brilho fica fácil de localizar.

2- Os planetas se movem no céu. As estrelas não!
Anotando diariamente a sua posição em relação às estrelas, fazendo um desenho no papel e anotando a data e a hora, ao final de alguns dias podemos ver que está mudando de posição. Esta é uma maneira interessante de fazer um trabalho prático e iniciar o estudo da astronomia.
3- Comparando com um mapa do céu. Os planetas, como são móveis, e não são representados nos mapas. Observando o céu, fica fácil ver quem é que está "sobrando".

4- Procurando por suas coordenadas, que são publicadas em anuários e revistas especializadas, ou calculadas por programas de computador.

Consultando nosso site, na seção Planetas e Cometas você encontrará um gráfico que informa a hora do nascimento e do ocaso do Sol, dos planetas, da Lua além da duração do crepúsculo astronômico.


VOLTAR às PERGUNTAS
 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2012 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1