menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Astronomia - FAQ - 46

Marcelo Moura - Observatório Phoenix
Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]

Pergunta:

- Por favor qual o mecanismo real, claro, inteligível para mortais comuns, leigos em física de partículas como a LUZ se comporta de forma absoluta. Sou médico e ministro aulas de teologia numa faculdade interessada em harmonia universal.

Resposta:

- O entendimento das fundações da cosmologia têm sido um dos maiores desafios da humanidade. Apesar de conhecermos a luz, suas características e seus efeitos, ainda não temos a última palavra sobre sua estrutura íntima. As últimas teorias, baseadas em modelos matemáticos, são de difícil compreensão e de visualização quase impossível para nós, os leigos. O modelo matemático está trabalhando com um universo de 10 ou 11 dimensões e com um espaço/tempo deformado pelas perturbações gravitacionais, gerando equações de dificílima resolução. Em todo o mundo, apenas uma dezena de mentes privilegiadas consegue entender e empurrar um pouquinho para a frente os limites de nosso conhecimento nesta área. A supersimetria tem facilitado a resolução de algumas destas equações e o resultado indica que o modelo matemático é consistente, animando estes pesquisadores a continuar. A teoria das cordas ou supercordas tentam encontrar a definição final da cosmologia, unindo nosso universo macro (nós, planetas, estrelas, galáxias, quasares) com a teoria quântica conhecida. Esta teoria está baseada em um modelo, onde tudo que existe é formado por cordas. Corda foi o nome dado a uma onda que vibra em freqüências específicas, não bidimensionalmente, como as cordas de um violino, mas em múltiplas dimensões do espaço. Estas cordas seriam os componentes elementares de tudo o que existe. O fóton, a partícula elementar da luz, também seria formada por cordas vibrantes que determinariam as suas características de massa, energia, velocidade etc.
Para conhecer melhor as últimas teorias da cosmologia, recomendo que você leia
O universo elegante, um livro que mostra numa linguagem acessível estes progressos. A cosmologia é um assunto fascinante e que interessa a todos que tentam, de alguma forma, entender o universo que nos rodeia e responder à pergunta fundamental: de onde viemos, porquê, e para onde vamos.


VOLTAR às PERGUNTAS
 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2012 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1