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Moto perpétuo ANGLA JDS 001

Colaboração enviada por
Antonio Claret da Silva
P. alegre - MG

Introdução
Este projeto foi desenvolvido baseado em um projeto de um pesquisador residente na cidade de Belo Horizonte - MG, chamado Jacques Danelli da Silva, que desenvolveu um sistema de motor que funciona utilizando um comutador formado por dois ímãs, um eixo livre e um sistemas de molas que atuam em um came, que funciona fixo a um suporte. No modelo de Jacques o comutador e o eixo livre giram enquanto o came fica parado (imóvel).
Este sistema que apresentarei, funciona de uma maneira um pouco diferente daquele modelo veja a seguir.

O projeto
Este projeto foi denominado por mim de ANCLA JDS em homenagem ao criador do projeto que serviu, em parte, de base para este modelo, apesar de que este sistema que vou apresentar também aproveite um sistema que desenvolvi que funciona utilizando bielas, somente retirei as bielas daquele modelo e coloquei os cames que no fundo fazem o mesmo papel que as bielas.

Vamos fazer uma comparação entre o modelo original e o aperfeiçoamento que realizei neste sistema: o projeto original foi desenvolvido para funcionar utilizando dois Eixos ou mais, quando é dado um movimento inicial no sistema, após este executar meia volta (180º) o Eixo do Comutador e o Eixo livre se alinham atraindo-se mutuamente, com esta atração o Imã do Comutador comprime a mola do sistema e desloca o conjunto mola rolamento para o PMA do Motor, com este processo o rolamento de encosto se posiciona na parte superior do Came, com a inércia do sistema o Comutador e o Eixo Livre tenderão a continuar seu movimento de rotação se distanciando um do outro e diminuindo sua atração, com isto a mola começará a exercer uma pressão no suporte do rolamento e este a transmitirá ao Came que forçará o Comutador a continuar girando.

Nota: A comparação que eu fiz foi relacionada ao Motor Magnético de No 4, desta mesma sala, o qual foi uma colaboração de Jacques Dinelli Silva.

Para que este sistema continue a girar será necessário portanto, que a pressão exercida no Came pelo conjunto Mola e Rolamento, seja superior à atração existente entre os Imãs do Comutador e do Eixo Livre após estes ultrapassarem o Ponto de Alinhamento.
Neste esboço do modelo que desenvolvi eu aperfeiçoei seu sistema para funcionar com um Eixo apenas e utilizando uma blindagem magnética veja como ficou este novo sistema no desenho ANCLA JDS 001.

Seu funcionamento teoricamente se realiza da seguinte maneira: os Imãs Externos neste modelo permanecem fixos os Imãs Internos funcionam apoiados em buchas ou rolamentos efetuando um Movimento Retilíneo Alternativo entre o PMA e o PMB do Motor, enquanto o Conjunto Motriz formado pelo Eixo Motriz, pelo Came, pelo Volante e pela Blindagem Magnética, giram.
Quando a Blindagem Magnética se alinha com os Imãs Internos e Externos que funcionam repelindo-se, ela anula a repulsão existente entre eles e em conseqüência, os Imãs Internos são atraídos por esta blindagem e se deslocam para o PMA do Motor, neste intervalo o Conjunto Motriz, continuando seu giro, posiciona os Cames embaixo dos Rolamentos de Encosto dos Imãs Interno e desalinha as Blindagens Magnéticas, com a repulsão entre os Imãs Interno e Externos, os Imãs Internos são repelidos para o PMB do Motor, exercendo através do Rolamento de Encosto, uma Pressão no Came que é transferida ao Conjunto Motriz do sistema.
Neste modelo aparecem dois conjuntos de Imãs Internos e Externos, mas, como dá para se notar, podem ser perfeitamente montados diversos conjunto, aumentando a eficiência do Sistema.

 

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