menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Perpétuo giro-magnético

 

O consulente Rafael Kvitkos Reis, aluno de licenciatura da Unisinos - RS, nos envia interessante montagem envolvendo imã permanente fixo e móveis.
Vejamos a estrutura e algumas palavras do Rafael:

Como se observa, a montagem é bastante simples, utilizando um ímã curvo (facilmente obtido de um motor de limpador de pára-brisas automotivo), oito ímãs cilíndricos dotados de furo central, uma armação circular de material não ferromagnético (latão, por exemplo) e oito molas 'suaves' (o suficiente para manter o ímã móvel encostado na armação circular quando não exposto ao campo magnético do ímã fixo). A armação gira ao redor de um eixo horizontal, também de material não ferromagnético.

Os ímãs móveis têm pólos sul (azul) voltados para o lado externo da armação; o ímã fixo tem pólo sul (azul) voltado para a roda.

Como se constata, há um torque resultante para o lado 'esquerdo', devido aos momentos dos pesos dos ímãs móveis, que mantém a roda girando em sentido anti-horário.

Como sempre, aguardamos contestação por parte dos consulentes do site "Feira de Ciências", argumentando a favor ou contra a perpétua rotação do sistema móvel.
Agradeço ao Prof. Léo a oportunidade de inserir aqui meu 'exemplar de moto contínuo'.

 


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1