menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor


VOLANTE ROTATIVO MAGNÉTICO PERPÉTUO

Geraldo Romildo de Andrade Ruas

Introdução
Há um adágio em Minas Gerais que diz : "mineiro trabalha em silencio". Para quebrar este paradigma estou enviando o meu projeto de moto-contínuo para a apreciação dos amantes da tão sonhada energia livre.
Inicialmente quero expor os dois primeiros modelos (figuras 1 e 2 ) que deram origem a idéia. Ideados há mais de 15 anos são ainda primitivos devido ao maior atrito das peças móveis. Vejam essas ilustrações:

Descrição da nova engenhoca
O terceiro modelo, objeto desta contribuição ao site Feira de Ciências, do Prof. Léo, consiste de um volante (tipo panela) com imãs de polaridades opostas em suas paredes internas .No fundo deste volante existe um eixo fora de centro que aciona um "pistão quadrado" contendo imãs em suas extremidades e correndo entre duas guias fixas.

Esquema dos 8 tempos

Explicação do funcionamento contínuo
Ao impulsionarmos o volante, o eixo fora de centro (preto) movimenta o pistão ( pistão quadrado azul ) que contém somente pólos "sul" (verde). Como em magnetismo os pólos contrários se atraem e os pólos iguais se repelem, ao movimentarmos o volante, o eixo fora de centro movimenta o pistão quadrado, e ao aproximar os imãs estes atraem ou repulsam ocorrendo um ciclo vicioso: o volante movimenta o pistão e o pistão por sua vez movimenta o volante e vice-versa. Note que no primeiro tempo, o imã S inferior do volante repele o pistão S no mesmo tempo que o imã N superior do volante atrai o imã S do pistão. Quando o pistão S chega no ponto superior ( 5º tempo) este é repelido pelo imã S e continua seu ciclo. Para melhor compreensão dividi uma volta (360° graus) em 8 tempos, sendo o 9º tempo correspondente ao 1º (inicial).

Explicação científica da falácia cometida (?)
Deixo em aberto. Os consulentes é que devem analisar o projeto e tentar achar se há ou não falha.

Sugestões, opiniões e criticas "construtivas" serão bem vindas. Podem enviar e-mail direto para o autor  grfresa@hotmail.com ou para o site do Prof. Léo  leobarretos@uol.com.br .

Dados do autor
NOME: Geraldo Romildo de Andrade Ruas
CIDADE: Montes Claros -M.G.
E-MAIL: grfresa@hotmail.com
PROFISSÃO: Há mais de vinte anos milito na área de mecânica. Sou fresador, torneiro, ferramenteiro, além de ter inventos registrados no INPI . No momento estou atuando como instrutor autônomo de fresagem e instrutor contratado de usinagem no SENAI.

Autorização
Autorizo o Prof. Léo a expor meu projeto de moto-contínuo em seu site "Feira de Ciências". Autorizo também qualquer modificação, por parte do Prof. Léo, que se fizer necessária para uma melhor exposição do projeto.
Geraldo Romildo de Andrade Ruas, Montes Claros, 03 de maio de 2007.

Nota do Prof. Léo: As modificações feitas no projeto foram meras formatações para o padrão Feira de Ciências. Nada foi 'mexido' na apresentação do trabalho. Apenas constatei o "furo" científico do projeto e obviamente não irei comentá-lo aqui. Essa é a parte dos consulentes do site!
Aquele abraço, Léo.



Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1