menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Motor de Flutuação no 2

Aqui está outro dispositivo de MP alegando apoio no princípio de Arquimedes. O pobre Arquimedes realmente deve estar sofrendo.

Alegação

Uma roda na forma de uma esfera perfeita ou cilindro perfeito gira sobre um eixo horizontal sem atrito. O lado esquerdo está em uma câmara cheia de água, com selamento perfeito (sem atrito ou vazamento) ao redor da roda girante impedindo o líquido de escapar. 
O lado esquerdo da roda, portanto, sofre uma força de flutuação para cima devido ao líquido que desloca. De forma que esse lado subirá, e a roda girará no sentido horário. 

 

Resposta
Todas as forças exercidas pelo líquido na circunferência da roda de roda são normais à superfície da roda, e portanto atravessam o eixo de rotação da roda. Todas estas forças têm força de giro (torque) zero com respeito a este eixo. O líquido assim não fornece nenhum torque sobre o eixo de roda e a roda não irá girar. 

O princípio de Stevin de trabalho virtual funciona nitidamente neste dispositivo de MP. Nós sabemos que a roda não terá nenhuma tendência para girar porque se nós imaginarmos um deslocamento virtual da roda por qualquer ângulo, o sistema está exatamente do modo em que estava antes, sem mudança em sua energia e nenhuma mudança em configuração. Nenhum trabalho é feito no processo.

Seja cético com qualquer proposta de movimento perpétuo cíclico que possa ser operada igualmente bem em qualquer sentido.

A Página de Movimento Perpétuo de Richard G. Clegg (em inglês) tem uma variante perspicaz deste motor de flutuação. 

Em vez de uma roda tem um toro (anel em forma de rosquinha) atravessando dois selos separando duas câmaras que têm líquidos de densidade diferente. Não há nenhum eixo. Uma metade do anel está rodeada por líquido, dentro e fora. Os selos são é claro sem atrito e sem vazamento. 
Não há nenhum eixo para fornecer forças de reação. Aqui as forças no anel devido à pressão têm componentes verticais para cima. Por que este aqui não funcionará? [Imagem usada com permissão de Richard G. Clegg.]

Resposta deixada como exercício ao estudante.


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1