menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Preparação e Manutenção de um Terrário
Projeto de Biologia Experimental

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Para criar sapos, jabutis, tartaruguinhas verdes, lagartixas, caramujos de terra,etc., você poderá construir um terrário. Este poderá ser montado em recipiente igual ao utilizado na confecção do aquário, da seguinte maneira:

Material

O mesmo do aquário
Terra de jardim
Samambaias, musgos e grama
Recipiente de vidro ou plástico pouco profundo
Tela de malha fina

Procedimento

a. Coloque no fundo um pouco de areia limpa em quantidade suficiente para alcançar 5 cm de altura. Sobre esta coloque 5 cm de terra de jardim e algumas pedras. Plante samambaias, musgos, algumas mudas de grama, etc.

b. Cubra a parte superior com uma tela e mantenha o terrário em local iluminado, mas não à luz solar direta.

c. Se desejar criar sapos, disponha o substrato de maneira a formar um montículo de um dos lados, e coloque na parte mais baixa um recipiente com água e plantas aquáticas, como se fosse um pequeno aquário. Conserve o terrário, assim obtido, sempre limpo e tampado com tela.

d. Alimente os sapos e as lagartixas com insetos (moscas, por exemplo) e outros organismos vivos (minhocas. Para as tartaruguinhas verdes, forneça carne moída crua e alface, os jabutis são vegetarianos e apreciam hortaliças (alface, cenoura, etc.) e frutas (banana, laranja); os caramujos de terra podem ser alimentados com verduras e folhas de várias plantas.

e. Não deixe de ressaltar a importância da limpeza do terrário, o que deverá ser feito, no mínimo, uma vez por semana. Com este cuidado evitar-se-á o mau cheiro, o aparecimento de larvas de moscas e de moscas adultas, assim como a contaminação dos próprios animais com germes de inúmeras doenças.

Segue  Montagem e organização de um herbário


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1