menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Barômetro com PET

ARTESANATO CIENTÍFICO

A sucata vira conceito

{Exclusividade do Feira de Ciências}

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Finalidade
Medir a pressão atmosférica.
Pressão atmosférica é a grandeza escalar que nos informa a distribuição do peso dos gases que constituem nossa atmosfera sobre as superfícies sobre as quais têm contato. Se a superfície está limitada a uma porção de área A o valor da pressão atmosférica se calcula por: P = p/A, onde p é o peso da coluna atmosférica sobre a superfície de área A. Com p em newtons (N) e A em , P resulta em pascal (Pa), que são as unidades no Sistema Internacional.

Existem basicamente dois tipos de barômetros: os de mercúrio e os aneróides. O mais conhecido barômetro de mercúrio é o de Torricelli, que consiste simplesmente em um tubo de vidro cheio de mercúrio, invertido em uma cuba, também contendo mercúrio. A pressão atmosférica equilibra uma coluna de 760 mm de mercúrio ao nível do mar (1,0132 bar ou 101.325 Pa). Para melhorar a precisão é necessário fazer as correções para a temperatura ambiente e aceleração da gravidade local. Eis uma ilustração da montagem:

Existem modelos que usam a coluna de mercúrio de diferentes maneiras para aumentar a precisão, como os barômetros diferenciais de coluna em U. Nestes barômetros, uma câmara de gás ou ar (geralmente um globo de vidro) serve de volume de controle para medir a alteração de pressão medida pela diferença de uma pequena coluna de mercúrio ou outro fluido. Esta coluna ainda pode ser montada inclinada para aumentar a sensibilidade do instrumento.

Os sistemas aneróides usam um micrômetro para medir a deflexão de um diafragma colocado sobre uma cuba de vácuo parcial. Depois de aferidos com um barômetro de mercúrio, estes são os preferidos, pois têm grande sensibilidade e são bastante portáteis. Por este motivo são muito usados em estações móveis e nos altímetros de aviões.

Nosso Barômetro de PET é um modelo didático que agrupa os tipos diferencial e aneróide. No caso, a
flexibilidade da garrafa PET faz o papel da membrana flexível.

Material

Base de madeira de 20x15 cm;
suporte de madeira de 30x10 cm;
garrafa PET de 500 mL (bem flexível);
tubo em T (plástico ou vidro);
tubo em L (plástico ou vidro);
tubo em U (plástico ou vidro), 6 mm, 15 cm;
tubo de látex 6mm (sorinho);
presilhas plásticas

Montagem

Procedimento
No tubo em U colocar pequena quantidade de água colorida (ocupando cerca de 1,5 cm da base do tubo em U). Soltar a tampa da garrafa para equilibrar a pressão atmosférica em ambos os ramos do tubo em U (a água colorida fica bem na base do tubo em U); apertar a tampa da garrafa.

Qualquer variação da pressão atmosférica será denunciada pela movimentação do filete de água colorida, indicando acréscimo ou diminuição da pressão local. O sistema é sensível à temperatura.

Reciclar e Ensinar, eis o objetivo básico do Artesanato Científico. Participe desta jornada.


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1