menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Vórtice com PET

ARTESANATO CIENTÍFICO

A sucata vira conceito

{Exclusividade do Feira de Ciências}

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Objetivo
Visualizar o vórtice proveniente da queda d`água em rotação através de um orifício; problema da água que gira no ralo da pia; tornado.
 

Montagem
Você poderá construir um "tornado" bem simples usando duas garrafas PETs de 1 ou 2 litros, um tarugo de madeira com um furo central (ø = 6 mm) e água colorida (use corante alimentar). Eis os visuais:

A adaptação das duas garrafas, boca-a-boca, pode ser feita com um pedaço de cabo de vassoura de 6 cm de comprimento com um furo central, ao longo do comprimento, com diâmetro de cerca de 6 mm. Ajuste o diâmetro desse pedaço de cabo de vassoura (com grossa e lixa) até que entre bem justo pelas bocas das garrafas. Um pedaço de cano de PVC externo embeleza a montagem e dá maior rigidez ao sistema. Uma das garrafas deve conter água ao nível normal dos refrigerantes e a outra fica vazia.
Para 'funcionar', inverta o sistema de modo que a garrafa com água fique por cima e gire o conjunto (como se fosse mexer a polenta na panela); um tornado se forma (bem visível na ilustração acima) e a água passa para a garrafa de baixo.

Outra técnica para adaptar as garrafas boba-a-boca é utilizar das próprias tampas e uma embalagem de filme de 35 mm. Nas tampas faça furo central de ø 6 mm. Retire a tampa e o fundo da embalagem do filme; adapte as tampas, furo contra furo, no centro deste tubo; rosqueie as garrafas nas tampas.
 

Incentive o Artesanato Científico! Arte com rigor científico!


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1