menu_topo

Fale com o professor Lista geral do site Página inicial Envie a um amigo Autor

Sifão chafariz com PETs

ARTESANATO CIENTÍFICO

A sucata vira conceito

{Exclusividade do Feira de Ciências}

Prof. Luiz Ferraz Netto [Léo]
leobarretos@uol.com.br

Apresentação
Aproveitamos a técnica da sifonagem, nesse experimento, para produzir um chafariz no interior de uma garrafa.

Material

Garrafa de vidro de boca larga (frasco de vidro de maionese de 500 g);
rolha de cortiça ou borracha com dois furos,
1 tubo de vidro com extremidade afunilada (tipo conta-gotas),
1 tubo de vidro em forma de L,
2 garrafas plástica (PETs de 2 litros),
1 suporte adequado,
1 tubo de borracha.

Montagem
(1)- Prepare o suporte, como se ilustra, com argola para sustentar a garrafa de vidro e um apoio elevado, de madeira.

(2) Coloque o tubo de vidro com a extremidade afunilada em um dos furos da rolha e, no outro furo coloque uma das pernas do tubo de vidro em forma de L. A parte afunilada do tubo de vidro deve ficar uns 3cm acima do nível da rolha e, a extremidade interna do tubo em L, ao mesmo nível da rolha.

(3) Fixe bem essa rolha com tubos no gargalo da garrafa de vidro. Encaixe uma das extremidades do tubo de borracha na outra perna do tubo em L.

(4) Encha uma das garrafas plásticas com água, coloque-a sobre a base elevada de madeira, introduzindo o tubo de vidro longo dentro dela. Se esse tubo de vidro não chegar ao fundo da garrafa plástica com água, adapte um pedaço de tubo de borracha na extremidade inferior desse tubo de vidro. Apresentamos duas variantes:

Pela extremidade livre do tubo de borracha, aspire parte do ar existente dentro da garrafa de vidro. Um repuxo de água (chafariz) entrará dentro da garrafa. Deixe acumular um pouco dessa água, acima do nível interno da rolha. Para que o chafariz comece a funcionar sem parar, é preciso que exista um pouco de água dentro da garrafa de vidro. Não recomendamos o uso de garrafa plástica onde se observa o chafariz, nesse experimento. 
Explique todo o funcionamento do sistema. Por que será que não recomendamos o uso de garrafa plástica (principalmente aquelas de plástico muito fino e flexível)?

Funcionamento
A água existente dentro da garrafa de vidro escoa pelo tubo de borracha e vai para dentro da garrafa inferior (depósito). Saindo água dessa garrafa de vidro, o volume interno útil aumenta e isso acarreta uma queda de pressão. Como a água que se encontra na garrafa plástica elevada está à pressão atmosférica (que é maior que a pressão no interior da garrafa de vidro), essa diferença de pressão incumbe-se de elevar a água, fazendo-a jorrar dentro da garrafa de vidro. A água que jorra escoa pelo tubo de borracha e, assim, o ciclo se repete, mantendo o chafariz funcionando até que toda água da garrafa elevada termine.

Essa montagem ilustra bem o emprego das diferenças de pressão. O funcionamento é o mesmo de um sifão interrompido por um chafariz.

Anote aqui suas observações e comente as dificuldades na montagem desse experimento. O projeto é excelente para sua Feira de Ciências.

Versão com PETs

Escolha para a garrafa plástica onde se produzirá o sifão uma de material bem rígido ou a substitua por uma garrafa de vidro.

Incentive o Artesanato Científico! Envie sua contribuição.


Copyright © Luiz Ferraz Netto - 2000-2011 ® - Web Máster: Todos os Direitos Reservados

Nova pagina 1